sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Interruptor por palmas

O seu principio de funcionamento baseia-se na utilização de um simples microfone, capaz de gerar um sinal muito intenso devido à alta frequência e a intensidade do som propagado pelo Bater as Palmas ou Estalar os Dedos. Esse sinal deve ser interpretado por um circuito como um pulso de entrada que está ligado a um flip-flop, o qual será responsável por ligar ou desligar o interruptor do sistema.
O desenvolvimento do projecto segue abaixo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbANONw16AZHP82TSHHk8lj45XyV8n4GX265oyXH4DFyLYJQoJHQCNEWAvFmwkHKQrAUCw2w0ak7zEMRB3PssFoHatFyDVjiJ5-4soaEn3o3e0CJN3ihqtLn6Z5XXyJmVib1UAUzExLhA/s1600/fig7.jpg



        Esse projecto pode ser considerado um protótipo para uma aplicação mais útil. Uma delas, simples e que pode ser muito usada no dia-a-dia, é o accionamento da iluminação de um determinado ambiente por palmas ou um estalar de dedos. Algumas modificações se fazem necessárias, como a remodelagem da parte de accionamento com a inserção de um transístor ou um relé de potência, mas o corpo do projecto é o mesmo.

Para uma montagem para accionamento de uma carga maior podemos utilizar um simples accionamento com um transístor BC548, e é muito importante colocar em anti-paralelo com o rele um díodo, esse impede que correntes induzidas pela bobina do rele danifique algum componente do circuito.


Sem comentários:

Enviar um comentário